quarta-feira, 27 de agosto de 2008




As Maçãs do Sr. Peabody
Título Original: Mr. Peabody's Apples
Lançamento: 10 de Novembro de 2003
Ilustrador: Loren Lang
Tradução: João Ximenes Braga
Páginas:32


"Uma história sobre o poder das palavras e a importância dos professores."

As maçãs do Sr. Peabody já chega às livrarias como o novo título de uma das mais bem-sucedidas escritoras para crianças do nosso tempo. Como o primeiro livro, "As maças do Sr. Peabody" é um conto moral inspirado na Cabala, e o tema tem muito a ver com a vida pessoal de Madonna. As maçãs do Sr. Peabody pode parecer mais distante do universo de Madonna, já que o personagem-título é um professor que organiza jogos de beisebol entre crianças numa pequena cidade fictícia dos EUA, em 1949.
A história de “As Maçãs do Sr. Peabody” se passa em 1949, em Happville, EUA. Sr. Peabody é um amável professor e técnico de baseball, que um dia se encontra condenado ao ostracismo quando rumores se difundem dentro da pequena cidade. O Sr. Peabody é vítima de uma falsa acusação de um de seus alunos, que o denigre perante toda a comunidade. Tratando-se de uma artista que há 20 anos é notícia no mundo inteiro, é óbvio que Madonna já se viu muitas vezes na situação do Sr. Peabody, e que o livro é uma alegoria autobiográfica.
Contudo, Sr. Peabody silencia a bisbilhotice com uma inesquecível e comovente lição sobre como devemos ter cautela com o que dizemos para não ferirmos aos outros. Madonna dedicou o livro a todos os professores
Ao mesmo tempo, é uma história de pessoas comuns, com que qualquer leitor poderá se identificar. E a mensagem para as crianças é clara: conheçam o poder de suas palavras, saibam o quanto elas podem ser danosas se mal usadas.
Para este livro, Madonna contou com a colaboração do ilustrador Loren Long, perfeito para uma história passada no coração dos Estados Unidos. Visivelmente influenciado pelo pintor Norman Rockwell (1894-1978), um mestre em retratar o cotidiano familiar americano, Long dá vida à cidade de Hapville com um imaginário tanto clássico quanto pop. Peabody é bem diferente do moderno Rosas Inglesas pois apresenta o traço hiperrealista, mais voltado para os garotos de Loren Long. As crianças amarão o Sr. Peabody.
Disse a crítica: "Atravessando a década de quarenta, em um povoado da América, enfoca-se grandemente a moral do mundo de Jimmy Stewart e "A Vida é Maravilhosa", as tortas de maçã, cercas, ligas de baseball, milkshakes e é claro, o certo e o errado.”

Algumas Curiosidades:

- Estreou e permaneceu por dez semanas no primeiro lugar da lista dos mais vendidos livros ilustrados infantis do influente The New York Times.
- Publicado em 37 línguas e lançado em mais de 110 países pelo mundo inteiro;
- O livro foi publicado nas seguintes línguas: Albanês, Alemão, Búlgaro, Catalão, Chinês, Coreano, Croata, Dinamarquês, Eslovaco, Estoniano, Faroese, Finlandês, Francês, Georgiano, Holandês, Inglês, Hebreu, Húngaro, Indonésio, Islandês, Italiano, Japonês, Latino, Lituano, Norueguês, Polonês, Português, Romeno, Russo, Espanhol, Sueco, Tailandês, Tcheco, Thai, Turco.

Sem comentários: