terça-feira, 3 de junho de 2008

A gatinha Branca


Deram à linda Clarisse uma gatinha mimosa, tão branca, tão carinhosa, tão engraçada, tão mansa que a encantadora criança por nome lhe pôs o nome "Meiguice".
Tinha bom leite ao almoço, biscoitos e bolinhos, dormia em sedas e cobertores fofinhos, e ronronava fagueira quando sentia a coleira de fita azul, no pescoço.
Clarisse amava muito a bichinha cor de neve e a gata, nervosa e leve, adorava a pequenita, e tinham graça infinita, estas amigas sinceras!
Veio Raul, o mais louro e traquina dos rapazes, forte e audaz entre os audazes, fanfarrão e desordeiro; correu a casa ligeiro indo encontrar o tesouro, a doce e branca Meiguice, deitada comodamente na cama fofinha e quente da prima, e gritou: — Que vejo?
um bicho tão malfazejo, sobre o leito de Clarisse!
E... zás, agarrou a gata pela coleira de fita e atirou a pobrezita ao jardim e, satisfeito, à priminha o heróico feito foi contar como bravura.
Meiguice debatia-se, no lago, fria e a morrer.
O gaticida sentiu remorso pungente ao ver o pranto tremente no olhar azul de Clarisse.E... correndo, desnudado, deitou-se ao lago profundo, (dois palmos d'água) e do fundo tirou a gata Meiguice, e ofegante disse em tom dilacerante:
Salvei-a!
— Estou perdoado?

segunda-feira, 2 de junho de 2008

A escritora Matilde Rosa Araújo visita Coimbra

No âmbito do Plano Nacional de Leitura a Biblioteca EB1 Quinta das Flores em parceria com o SABE, convidou uma das mais conceituadas escritoras de contos juvenis do nosso país Matilde Rosa Araújo. Deslocou-se à Casa Municipal da Cultura no dia 30 de Maio de 2008, para assistir a uma representação teatral interpretada por alunos do Agrupamento de Escolas Dra. Maria Alice Gouveia, a qual é baseada num dos seus mais conhecidos livros: "O Capuchinho Cinzento". A mesma peça teve como complemento vários musicais, sendo um deles da autoria de Adélia Pinto, que por si foi interpretado à concertina, acompanhada na viola por Nuno, também eles docentes.
O convite foi feito também às escolas do 1º ciclo de Penacova e Montes Claros.
Em seguida, Matilde Rosa Araújo, realizou-se uma sessão de distribuição de autógrafos aos docentes e alunos.
É objectivo deste Agrupamento de escolas, incentivar cada vez mais os nossos alunos pelo gosto da leitura.







domingo, 1 de junho de 2008


Painel da Hist. Capuchinho Cinzento


Actividades realizadas pelos alunos.


Para Além de uma Leitura

Os livros são nossos amigos. Encantamo-nos com as suas ilustrações e histórias, divertimo-nos com eles.
Os alunos, depois de ouvirem e lerem as diversas versões da história do Capuchinho Vermelho, escolheram trabalhar algumas delas:

”Baralhando Histórias”, Autor: Gianni Rodari e ilustrador Alessandro Sanne

"A menina do Capuchinho Vermelho". in Histórias em Verso para meninos perversos, de Roald Dahl e ilustrações de Quentin Blake

"A menina do capuchinho Vermelho no XXI", de Luisa Ducla Soares

"O Capuchinho Cinzento", de Matilde Rosa Araújo

" Tio Lobo", de Xosé Ballesteros